A alimentação e o ambiente devem ser readequados para o animal durante esse período

Cachorros, gatos, pássaros, peixes, répteis, roedores… Não importa qual a sua espécie favorita, é quase impossível encontrar alguém que não tenha ao menos um pet em casa. Junto com os animais, surge a necessidade de alguns cuidados específicos, seja com a alimentação, com a saúde ou com o ambiente. Mas e quando as fêmeas começam a gestar?

A primeira preocupação dos tutores é garantir o conforto do animal, procurando pet shops em promoção para comprar almofadas ou caminhas. Esse é um passo importante, mas não o único a ser dado: é preciso redobrar o cuidado com a saúde e a alimentação também. Abaixo, você confere mais informações sobre como cuidar da sua fêmea que está esperando um filhotinho.

Desconfiei da gestação do meu pet, e agora?

Percebeu comportamentos diferentes do seu pet, notou um aumento de peso brusco ou está desconfiado que pode haver mais um animal chegando na família? Então é hora de marcar uma consulta com o veterinário para ter certeza de que a sua fêmea está em uma gestação.

Durante essa consulta, o profissional fará exames específicos para ter a confirmação e até mesmo o número de filhotes que estão por vir, dependendo do período da gestação. Após esse primeiro contato com o veterinário, ele deve passar maiores instruções e uma recomendação de retorno. É importante que os tutores sigam à risca os apontamentos do profissional.

pessoa fazendo atividade diaria enquanto adverte corda no dedo para se lembrar de algo importante

É preciso fazer mudanças na dieta?

Quem nunca ouviu falar que durante a gravidez as mulheres precisam se alimentar melhor? Com os animais, não é tão diferente assim. É importante que o pet tenha acesso a uma alimentação rica em nutrientes e em quantidade adequada para que o filhote possa se desenvolver de forma sadia.

A dica para os tutores é investir em rações próprias para animais gestantes. Você pode pedir uma recomendação para o veterinário que acompanha seu pet e estabelecer com ele as quantidades adequadas a serem dadas durante o dia.

Como deixar o ambiente confortável para o pet?

Carregar um novo animal consigo pode trazer desconforto para o seu pet, como aumento de peso, eventuais dores, a sensação de algo se mexendo na barriga. Para diminuir o estranhamento diante dessas novas sensações, é importante ter um ambiente confortável, onde o seu bichinho possa descansar.

Almofadas, cobertas, camas, enriquecimento ambiental… Vários itens podem ser usados para deixar o ambiente mais confortável. Tudo vai depender da espécie e do gosto do seu pet. A dica para os tutores é investir naqueles objetos que já são queridos pelo animal e fazem parte do dia a dia.

Qual deve ser a rotina com o veterinário?

Durante o período da gestação, as visitas ao veterinário devem ser frequentes. Não basta levar o pet no dia da descoberta e no dia do parto, é preciso acompanhar a saúde tanto da mamãe quanto dos filhotes durante todo o período. Assim, o veterinário garante que está tudo certo e pode fazer adequações ao longo do caminho.

Quem vai determinar essa frequência é o próprio profissional após a primeira consulta. Mesmo que tudo pareça bem, é importante não desmarcar as visitas e manter a rotina determinada pelo veterinário.

Como posso ajudar meu bichinho no processo?

Os pets também sentem medo, apreensão e desconforto. Por isso, é importante ter pessoas que ofereçam não só um ambiente confortável e os recursos necessários para a sua saúde, mas também apoio emocional.

Observar sinais de mudança, adequar o espaço ao longo da gestação, estar ao lado do seu pet e oferecer o que ele mais gosta durante esse período é de extrema importância. A gestação pode aproximar tutores e pets, trazendo benefícios mútuos.