Veja o que fazer com os alimentos que vão vencer próximos do fim da validade que estão na sua geladeira
Ter fartura em casa é algo que toda família almeja. Afinal, quem não gosta de abrir a geladeira frost free e vê-la repleta de alimentos? Contudo, é preciso tomar cuidado para não exagerar. Há casos em que a pessoa acaba comprando demais e alguns alimentos não são consumidos, ficando próximos de perder a sua validade. E não é nada legal desperdiçar comida nos dias atuais, não é mesmo?
O que fazer com alimentos que vão vencer?
Mas o que pode ser feito com os alimentos que vão vencer que estão encostados na geladeira e próximos do fim da validade? É possível reaproveitá-los? Não apenas é possível, como eles servem para preparar diversas receitas deliciosas! Abaixo, conheça algumas sugestões do que você pode preparar em casa para dar uma nova vida a esses alimentos.
Sopa de tomate
Se por acaso você esqueceu os tomates na gaveta de legumes da sua geladeira, não se desespere com esses alimentos que vão vencer: eles ainda têm salvação para além da salada. Que tal preparar uma sopa de tomate digna de restaurante? Essa receita, que rende quatro porções, precisa de 2 kg de tomate, 500 g de cebola, 200 g de pimentão vermelho, 250 g de salsão, 100 g de alho, 5 g de pimenta dedo-de-moça, 40 g de manjericão, 250 g de creme de leite e 50 ml de azeite.
Comece refogando a cebola, o pimentão vermelho, o salsão, o alho e a pimenta dedo-de-moça em uma panela. Depois, refogue também o tomate e adicione-o picado à mistura, deixando cozinhar bastante para que o tomate possa se desfazer. Acrescente o manjericão e o azeite, colocando, por último, o creme de leite. Deixe a mistura esfriar um pouco e bata tudo no liquidificador, antes de servir.
Macarrão à parisiense
Se você gosta de massas e quer aproveitar aquele frango desfiado que está parado na geladeira, essa é uma receita prática e gostosa de fazer. A macarronada parisiense precisa de 1 cebola picada, ½ pacote de talharim, 2 xícaras (chá) de sobras de frango desfiado (cozido ou assado), 1 colher (sopa) de manteiga, ½ lata de ervilhas (100 g), ½ xícara (chá) de leite e 1 lata de creme de leite.
Pegue uma panela com água e sal e cozinhe o talharim até que ele fique al dente. Já em outra panela, derreta a manteiga, doure a cebola e depois acrescente o frango, refogando-o. Adicione em seguida o creme de leite, o leite e, se quiser, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Escorra a massa e junte ao molho, adicionando as ervilhas, por fim, antes de servir.
Bolinho de chuva
Está a fim de comer algo doce, mas não tem nenhuma sobremesa na sua geladeira? Não tem problema! Reaproveite alguns alimentos para fazer uma receita gostosa e fácil de bolinho de chuva, que pode ser servido para muitos convidados. Para isso, será preciso 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de fermento químico, ½ colher de café de sal, 1 ovo, óleo de milho para fritar e açúcar e canela para empanar.
E o preparo não tem muito segredo. Misture todos os ingredientes, com exceção do leite e do ovo. Ao formar uma farofa, adicione os ingredientes restantes. Deixe a massa descansar em torno de 15 minutos. Para fritar, esquente o óleo em uma panela e vá inserindo colheradas da massa. Quando os bolinhos estiverem dourados, retire e coloque-os sobre o papel-toalha para secar. Por fim, passe no açúcar e na canela, então sirva para todos.
Bolo de casca de banana
Há também os alimentos que vão vencer e que perdem a validade por ficar fora da geladeira, como é o caso da banana. Quando sua casca começa a ficar muito preta, a maioria das pessoas acaba perdendo a vontade de comê-las. Mas esse alimento ainda pode ser reaproveitado. Nesta receita, é preciso 4 cascas de bananas lavadas e picadas, 2 xícaras (chá) de leite, 3 xícaras (chá) de açúcar, 3 xícaras (chá) de farinha de rosca, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 colher (sopa) de fermento em pó e 2 ovos.
Comece batendo as gemas dos ovos, cascas de banana, o leite, o açúcar e a margarina no liquidificador. Depois, transfira a mistura para uma vasilha, adicionando a farinha de rosca. Mexa bem e prepare as claras em neve, batendo-as e depois, calmamente e aos pouquinhos, adicione-as na massa com o fermento. A seguir, em uma assadeira untada e enfarinhada, despeje a massa, colocando no forno pré-aquecido em temperatura média e deixando lá por 40 minutos.
O que achou sobre o que fazer com os alimentos que vão vencer? Deixe nos comentários!