Conheça atitudes para incorporar no dia a dia e prolongar a vida útil dos alimentos da sua casa e manter os alimentos frescos
Imagine o seguinte cenário: ao abrir a sua geladeira, você percebe que os alimentos que comprou há pouco tempo parecem estar estragados ou com mau cheiro. Inclusive, há o risco de alguns deles estarem fora da data de validade. Um cenário desesperador e que tira a sua fome na hora, não é mesmo?
Para evitar situações como essa e manter os alimentos frescos, é importante conhecer formas de prolongar o frescor desses alimentos, seja comprando uma nova geladeira barata na Brastemp, seja fazendo compras semanais para a sua casa. Não sabe qual é a melhor maneira de conservar seus alimentos e manter os alimentos frescos? Fique tranquilo e confira algumas ótimas dicas de como evitar o desperdício.
Congele os alimentos excedentes para manter os alimentos frescos
Uma dica muito conhecida para manter os alimentos frescos, mas que também é muito valiosa nessa questão, é o de congelar os alimentos. Isso pode ser feito com frutas, verduras e carnes, sendo uma medida que irá preservar sua frescura por mais tempo. Você pode embalar esses alimentos em sacos ou recipientes próprios e etiquetá-los com a data de congelamento para que sejam consumidos ainda dentro do prazo de validade.
Armazene frutas e vegetais separadamente
Nem sempre será uma boa ideia guardar frutas e outros vegetais na gaveta da geladeira para manter os alimentos frescos. Algumas delas, como banana e tomate, liberam etileno, gás que acelera o amadurecimento de outros vegetais. Assim, o ideal é armazenar esses vegetais em locais separados, mas que sejam propícios para eles.
Dê preferência para potes de vidro
Já pensou em guardar os seus alimentos em potes de vidro? Essa é uma ideia prática e excelente para prolongar a frescura deles. O vidro impede a umidade e também diminui as chances de danos ocasionados por pequenos bichinhos ou roedores, além de ser um material que não transfere gosto ou odor ao alimento. Desse modo, sempre que possível, tire os alimentos dessas outras embalagens e deposite-os em potes de vidro.
Não coloque alimentos na porta da geladeira
Provavelmente, você tem o costume de guardar alguns alimentos na porta da geladeira, aproveitando-se desse espaço. Mas se a intenção é prolongar a sua frescura, é melhor repensar esse hábito. Essa é uma região em que a variação de temperatura é mais significativa por causa da frequente abertura e fechamento do eletrodoméstico. Por isso, alimentos perecíveis, como ovos e laticínios, devem ser guardados nas prateleiras internas, região em que a temperatura é mais estável.
Vinagre: um aliado ao limpar frutas e vegetais
Quando for higienizar frutas e vegetais antes de guardá-los, faça isso utilizando uma solução de vinagre e água. Isso irá ajudar a remover os resíduos de bactérias e pesticidas, o que reduz o risco de deterioração e prolonga a frescura deles.
Use papel toalha para absorver a umidade
Se você vai armazenar folhas verdes na geladeira, anote essa dica de ouro: coloque-as entre folhas de papel-toalha, para que o papel possa absorver o excesso de umidade. Isso evita que elas murchem rapidamente e possam manter o seu frescor por mais tempo.
Deixe folhas frescas em temperatura ambiente
Na cabeça de muitos, guardar o alimento na geladeira é sinônimo de manter os alimentos frescos, mas nem sempre esse é o caso. Hortaliças e temperos, como manjericão, tomilho e alecrim, devem ser armazenados em local limpo, seguro e que esteja na temperatura ambiente, longe da água ou do sol.
Mantenha a geladeira limpa e organizada
Claro, seria impossível falar da conservação de alimentos sem destacar a importância de manter a geladeira limpa e organizada. Esse cuidado é fundamental para garantir que os alimentos fiquem frescos por mais tempo. Portanto, evite deixar na geladeira alimentos estragados ou expirados, limpe eventuais derramamentos e mantenha os alimentos perecíveis em um lugar de fácil visualização e acesso, para que não sejam esquecidos.