Reações corporais envolvendo cauda, orelhas e postura indicam como o animal está se sentindo
Um dos principais desafios para quem tem pets em casa é entender exatamente o que ele está querendo comunicar. Para tutores com pouca experiência em cuidar dos bichinhos de estimação, nem sempre é muito claro o que o pet deseja — sendo que, em alguns casos, pode ser um sinal até mesmo de que ele esteja doente.
Assim, além de providenciar uma caixa de areia para gatos ou uma casinha com osso de borracha para cães, é importante também que os donos entendam as principais formas de comunicação dos pets. Abaixo, veja as principais reações e sinais que cães e gatos demonstram para se comunicar.
Cães
Os cães possuem várias reações que transmitem diferentes comportamentos e estados de espírito, merecendo, assim, atenção dos tutores. O primeiro e mais comum deles são os latidos. Com intervalos de 10 a 15 segundos, é um sinal de que estão pedindo algo, sendo geralmente água ou comida. Latido constante sem rosnado é uma reação de um animal que está nervoso e estressado, a ponto de atacar. Agora, caso tenha rosnado, é sinal de alerta com uma situação que ele considera perigosa.
A cauda também indica vários comportamentos. Quando ela está abanando, indica que ele está feliz e tranquilo, confiando nas pessoas que estão com ele. A cauda na horizontal ou empinada mostra que ele está atento e alerta. Já quando está entre as pernas, é sinal de medo e submissão, podendo indicar que algo o aflige.
Em relação às orelhas, vale a pena ficar de olho em duas reações principais: orelhas para trás, que indicam nervosismo e alerta, como o cão pronto para atacar; e as orelhas para cima, que é um indicativo de curiosidade ou mesmo confusão, quando ele não consegue reconhecer o que está ouvindo.
Por fim, há também os uivos, algo que foi herdado dos lobos, antepassados desses animais. Em alguns casos, ele pode ser relacionado a uma queixa de falta de atenção dos donos ou de solidão. O uivo também é uma forma de comunicação entre eles. Quando está próximo de alguma fêmea no cio, o uivo pode ser uma forma de chamar a atenção da parceira.
Gatos
Já os gatos também apresentam uma série de reações que indicam seu comportamento. Um dos mais característicos deles é o fato de eles se esfregarem tanto entre eles quanto com o dono, em uma demonstração de carinho. Contudo, acaba que muitos donos acham que isso é um pedido de comida por parte deles, um hábito que pode contribuir para que o pet tenha maus hábitos alimentares.
A postura deles também tem diferentes significados. A postura arqueada é defensiva e hostil, indicando a antecipação de um confronto. Geralmente, ela é acompanhada pela cauda eriçada e levantada, o que dá a impressão de ser maior do que é. Quando essa estratégia de blefe não funciona, ele pode adotar uma postura de agachamento, indicando que ele está pronto para se retirar rapidamente.
Já o rolamento é uma reação usada para chamar a atenção de outros gatos ou do tutor, funcionando como um pedido de brincadeira ou carinho. Porém, essa técnica também pode ser utilizada pelas fêmeas durante o cio, disseminando assim o odor corporal e atraindo os machos.
Uma das melhores formas de compreender as reações de um felino é ficando de olho nas suas orelhas. Quando elas estão viradas para frente e eretas, isso é um indicativo de que ele está em estado de atenção. Já para demonstrar medo, elas costumam ficar abaixadas. Orelhas erguidas e viradas para trás são sinal de confiança e agressividade, enquanto orelhas para trás, mas abaixadas, são sinais de medo e agressividade.
Quais sinais e reações indicam que o animal está doente?
Os animais também realizam uma série de sinais que indicam que algo pode estar errado com a saúde deles. Dessa forma, mesmo que eles não sejam capazes de falar que estão com dor ou não se sentem bem, os tutores podem ficar de olho em algumas coisas para identificar se uma ida ao veterinário é necessária. Por exemplo, eles podem ficar amuados e procurarem se esconder em algum canto da casa quando não se sentem bem.