A alimentação premium transforma a vida dos pets e proporciona longevidade, vitalidade e felicidade
Ao escolher a alimentação premium ideal para seu pet, você encontrará diversas opções à venda. Sem contar a possibilidade de oferecer a ração natural, feita em casa, mas seguindo a orientação de um veterinário.
Na busca pelo melhor alimento, o foco deve estar sempre nas versões premium, que contém mais nutrientes, como a ração purina, encontrada em diferentes lojas e pet shops.
E quais seriam os benefícios de oferecer apenas a ração premium para o seu cão ou gato?
Maior absorção de nutrientes com alimentação premium
Além de conter mais nutrientes comparado a rações tradicionais, as versões premium são ricas em fibras, o que ajuda na digestibilidade. Há mais proteínas de origem animal, por isso a digestão é facilitada e o alimento pesa menos no estômago e no intestino do pet.
Assim, há maior absorção dos nutrientes, o que melhora a saúde do animal independentemente da fase de vida em que se encontra. O pet não se sente “pesado” e cansado após a refeição, ao contrário, tem energia e fica pronto para qualquer atividade.
Melhora da saúde em geral
A saúde do cão ou gato é a mais beneficiada com a ingestão de ração premium. Segundo a médica veterinária Mariane Ernandes, em entrevista ao portal IG, por mais que o preço desse tipo de alimento seja elevado, o tutor observa uma economia a longo prazo.
O animal que come alimento premium tem o sistema imunológico mais forte, ou seja, é menos propenso a desenvolver determinadas doenças, como gripe. Sem contar que os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 deixam o pelo brilhante e saudável e a pele livre de coceiras e irritações.
Dá mais saciedade
Muitos tutores reclamam que seu cão ou gato nunca parece satisfeito e que, para o animal não perder peso, precisam aumentar a quantidade de ração oferecida ao longo do dia. Isso pode ser um sinal de falta de saciedade e de nutrientes — e se colocar no papel, você está gastando mais com a alimentação premium do pet.
Como a ração premium tem mais nutrientes e vitaminas, seu companheiro de quatro patas tende a se sentir saciado com uma menor quantidade. Isso tudo mantendo o peso ideal e a saúde em dia.
Melhora das fezes
As fezes do cão ou gato também sinalizam se algo não vai bem em seu organismo. O ideal é que não tenham odor muito forte e não sejam nem pastosas, nem duras demais.
Quando o pet consome a alimentação premium diariamente, suas fezes tendem a ficar menores e com menos cheiro. Também ficam úmidas na medida ideal, o que significa que o animal não tem dificuldades na hora de evacuar.
Adequada para todas as fases
De acordo com a doutora Mariane, ainda em entrevista ao portal IG, a ração premium não tem restrição de idade. Pode ser oferecida para filhotes, adultos e até para animais idosos. Cada fase requer uma alimentação premium específica, porém os fabricantes trabalham com opções para todas as idades.
A vantagem está em entregar a quantidade ideal de nutrientes para cada fase e garantir que o cão ou gato tenha qualidade de vida e muita saúde ao longo de seu desenvolvimento.
Previne e trata determinadas doenças
A alimentação premium pode ser indicada pelo veterinário após a identificação de determinado problema. Ernandes cita como exemplo o caso de um cão que tem artrite ou artrose. Se em sua dieta for incluída a ração rica em glicosamina, ocorre fortalecimento da cartilagem.
Portanto, mesmo no caso de pets que não tenham problemas de saúde, a ração premium entra como uma prevenção. Ainda mais nos casos em que se sabe que determinada raça tem propensão genética ao desenvolvimento de determinadas doenças.