Preparar marmitas e investir em lanches saudáveis são formas de manter uma boa alimentação saudável durante a correria na sua rotina
A saúde anda lado a lado com a boa alimentação. Porém, a correria do dia a dia dificulta, e muito, a manutenção desse equilíbrio. Os compromissos do trabalho ou da faculdade, o tempo perdido no trânsito e os cuidados com a casa acabam tomando muito do tempo disponível no dia. Apesar desses obstáculos, é importante manter a disciplina e procurar adotar uma alimentação equilibrada e nutritiva.
Claro, ter uma alimentação saudável não quer dizer que você deva cortar o pão de queijo do café da manhã ou o bolo no café da tarde. O foco aqui é pensar em formas de implementar uma alimentação mais saudável ao longo do dia, comendo de forma equilibrada em todas as refeições. Mas como fazer isso em uma rotina tão corrida? Conheça o que você pode fazer no texto a seguir.
Elabore um bom planejamento para alimentação saudável durante a correria
Uma alimentação saudável durante a correria demanda um bom planejamento alimentar. Ele servirá de base para que você considere tanto suas necessidades individuais quanto os seus objetivos pessoais. Afinal, se a sua ideia é perder peso ou ganhar mais massa magra, a sua alimentação tem que ser compatível com essas metas.
Para ajudá-lo nessa tarefa, procure a ajuda de um nutricionista. Esse profissional será capaz de oferecer orientações sobre como ter uma alimentação saudável, levando em conta suas características, necessidades e metas. Essa personalização é fundamental para alcançar o que você almeja e te manter motivado.
Explore os alimentos pré-preparados
Um dos principais desafios de ter uma alimentação saudável durante a correria é a falta de tempo. Dessa forma, que tal experimentar a praticidade oferecida por alimentos pré-preparados? Você pode complementar receitas simples e caseiras para economizar tempo na cozinha, aproveitando ao máximo o seu tempo disponível para cozinhar.
Mas atenção: os alimentos escolhidos precisam ser aqueles que melhor oferecem qualidade nutricional para a sua alimentação. O ideal é evitar opções com alto teor de sódio ou outros aditivos, que só irão desbalancear sua alimentação.
Faça marmitas
É normal que as pessoas aproveitem a hora do almoço do trabalho para comer em um restaurante próximo. O problema é que nem sempre é possível manter uma alimentação saudável durante a correria balanceada nesses casos. A pessoa pode ficar tentada com alimentos gordurosos e frituras, ou mesmo a comida do restaurante pode ser feita com mais sal, que, em excesso, prejudica a saúde.
Uma forma de contornar essa questão é preparar sua própria refeição — com base no seu planejamento — e colocá-las em marmitas para levar para o trabalho. Se você se organizar direitinho, é possível preparar grandes quantidades com antecedência e estocar refeições, congelando-as no freezer. Basta retirá-las antes de sair de casa, e você terá a garantia de que irá degustar de uma refeição deliciosa e saudável quando estiver fora.
Prepare lanches saudáveis
Não pense que uma boa alimentação saudável durante a correria existe apenas se você caprichar no que come no café da manhã, no almoço e no jantar. Não é ideal ficar um longo período sem comer, motivo pelo qual muitos nutricionistas recomendam fazer um pequeno lanche na parte da manhã e outro à tarde.
Porém, não é saudável que esses lanchinhos sejam de alimentos pouco nutritivos e ricos em açúcar e gordura, como biscoitos e salgados. Assim, em vez de dar uma pausa no expediente para ir à cantina do lado, foque em preparar e ter à disposição algumas opções de lanches saudáveis. Sanduíches naturais feitos em casa, bem como oleaginosas ou frutas, são algumas das melhores alternativas para esses lanches, sendo opções práticas e saudáveis.