Blocos de concreto ou tijolos: Qual é o melhor para construir? Você está planejando construir a casa dos seus sonhos e está pesquisando por materiais de construção que sejam duráveis e resistentes? Construir sua própria casa pode ser uma alternativa muito interessante para muitas pessoas que estão em busca de um novo lar. No entanto, antes de realizar a compra de materiais é preciso esclarecer dúvidas e pesquisar bem.
Para construir é preciso saber quais os materiais de construção que vai precisar, tendo em conta as características da localização do terreno e o uso que vai dar ao seu imóvel. Portanto, a venda de blocos de concreto ou tijolos é uma das opções que causa mais dúvidas na hora de comprar os itens necessários para a construção.
Tanto o material de venda seja em artefatos de concreto para jardim, bloco, quanto a alvenaria de tijolos são materiais de construção fortes, resistentes e possuem diversos benefícios, mas para saber qual o modelo ideal para sua construção é preciso conhecê-los melhor.
Blocos de concreto ou tijolos: O que deve ser levado em consideração antes de iniciar uma construção?
Existem vários aspectos que devem ser considerados antes e durante a construção de um imóvel. Uma das mais importantes é determinar o tipo de fundação e estrutura que seu prédio terá. A sua segurança e a temperatura da casa em cada estação do ano vão depender disso. Para tomar essa decisão, deve-se levar em consideração o tipo de trabalho a ser realizado, neste caso estamos falando de uma casa ou apartamento para uso residencial.
Onde você pode obter o bloco necessário para a construção? Numa fábrica de blocos de concreto ou tijolos, o preço é mais em conta, mas dependendo do tamanho da construção a compra em depósitos pode ser uma opção vantajosa e com bons preços.
É importante que você não deixe todas as decisões para o construtor ou empreiteiro. Se você, como quem investe o capital, conhece as vantagens e desvantagens dos materiais de construção, pode garantir que usa o material mais adequado.
Características do bloco de concreto
Os blocos de concreto são feitos de cimento e areia e são maiores que os tijolos. Por isso, a vantagem que eles têm é que são necessários menos blocos para construir uma casa em comparação com os tijolos. Além disso, as paredes construídas com este material são mais fáceis de rebocar, exigindo menos areia e cimento.
Por outro lado, os blocos de concreto geralmente têm um custo maior do que os tijolos. No entanto, as vantagens mencionadas garantem benefícios e economias a longo prazo. Por isso, a dúvida “blocos de concreto ou tijolos” é muito comum.
Características do tijolo
Tal como o bloco, este é um dos materiais de construção mais comuns. O tijolo é um elemento estável e durável para construção. Sua composição é baseada em material de qualidade, ou seja, livre de depósitos salinos. Além disso, caracteriza-se por ser um material térmico, ideal para manter uma temperatura agradável em todas as épocas do ano. Por exemplo, nas estações quentes a casa fica fresca e nas estações frias fica quente.
Ao contrário do bloco de concreto, o tijolo possui maior isolamento de umidade na estação chuvosa, além de menor umidade no solo. Além disso, o tijolo é um bom isolante de ruído. O tijolo oco é a melhor opção para estruturas de parede, enquanto o tijolo maciço é usado em estruturas com altas cargas.
Qual é o melhor: blocos de concreto ou tijolos?
O melhor tipo de material vai depender do objetivo e projeto de sua construção, no entanto, os blocos de concreto são muito indicados para estruturas mais resistentes, por exemplo: alicerce, muros, vedação, alvenaria estrutural, etc.
Uma das principais vantagens do bloco de concreto é que ele permite a construção em menos tempo. Além disso, é fácil de alinhar para casas construídas em série. Este tipo de loteamento é construído com blocos para reduzir o tempo e os custos de construção.
Embora os custos variem entre cada produto, tanto a venda do bloco de concreto quanto a alvenaria de tijolos são relativamente baratas. Dependendo do estilo de produto que você decidir usar, a quantidade de cimento necessária irá variar. É por isso que o bloco permite otimizar custos desde o início da obra e no longo prazo.
A fabricação de blocos de concreto ou tijolos é muito diferente, mas nos ajuda a entender a diferença de qualidade e resistência. O bloco é um elemento construído com base de concreto, formado por meio de moldes e com especificações controladas. Por exemplo, existem fórmulas e quantidades específicas de água, areia e, sobretudo, cimento e outros compostos. No processo final é permitido definir sua forma.
Por outro lado, o tijolo é um elemento construído à base de argila e água. É formado por moldes para lhe dar forma. Posteriormente, é colocado em um forno a uma certa temperatura para cozinhar. Por fim, é deixado ao sol para que atinja sua resistência final.
A aparência e o efeito visual
Tanto o bloco de concreto quanto a alvenaria de tijolos é um material base, ou seja, não será o acabamento final da casa. No entanto, há muitas pessoas que gostam de ter algumas paredes deixando as texturas do bloco ou tijolo à mostra porque dá uma sensação rústica e fresca.
Por outro lado, existem atualmente muitas aplicações de acabamentos para paredes e diferentes formas de as colocar que se adaptam a diferentes gostos. Os materiais de construção deste tipo têm uma grande versatilidade que lhes permite adaptar-se ao estilo estético e arquitetônico de cada cliente.
Rede elétrica
Outra grande vantagem dos blocos de concreto ou tijolos é que seu desenho permite que a rede elétrica seja introduzida dentro das paredes sem ter que quebrar os materiais, claro, dependendo do modelo do bloco ou tijolo. Os tubos são colocados verticalmente dentro das paredes, e horizontalmente na área das vigas.
Ou seja, ambos os materiais possuem grandes vantagens para uma construção, no entanto, o concreto sempre será o mais resistente. Ao construir, você deverá selecionar os materiais de acordo com as necessidades do projeto de construção.