• Autor do post:
  • Categoria do post:Dicas

Hoje, os transformadores são amplamente utilizados para gerar energia limpa e segura tanto para indústrias e residências. 

Mas ainda é muito comum encontrar pessoas com algumas dúvidas sobre os transformadores, sobre suas funções e para que servem.

Por isso, continue lendo este artigo e conheça tudo o que você precisa sobre este assunto.

O que é transformador de isolamento?

Para que você possa entender melhor o que é um transformador de isolamento, os transformadores são únicos, e são fundamentais para o dia a dia.

O transformador é responsável por converter a energia elétrica em energia, alterando o nível de tensão para que seja adequado ao instrumento ou componente que receberá a energia.

Basicamente, a função dos transformadores é permitir que a energia contenha todas as características essenciais para funcionar da maneira adequada.

No nosso país, podemos encontrar 2 tipos de voltagens: 110v e 220v. 

Eles são eficientes e suficientes para os diversos tipos confiáveis ​​de aparelhos elétricos. 

Mas cada instrumento elétrico é configurado para uma tensão específica.

Em outras palavras, podemos dizer que cada equipamento tem sua capacidade de voltagem específica.

Por exemplo, se sua TV estiver configurada para 110v e você conectá-la à tensão de 220v, ela corre o risco de queimar. 

Afinal, a corrente é mais forte do que o motor suporta.

Caso contrário, funcionará regularmente (TVs de 220v conectadas a 110v). 

Em alguns casos, no entanto, algumas ferramentas podem perder energia ao ligar tensões mais baixas.

Se estiver interessado em saber mais sobre transformadores, a empresa eletrafo transformadores pode te explicar tudo sobre.

Como funciona o transformador de isolamento

Como funcionam os transformadores de isolamento?

Os avanços tecnológicos surgem de inovações e avanços em diversos setores, incluindo o elétrico, que aumentam a capacidade de cada instrumento.

Antes você pode esquecer de explicar como a energia elétrica do instrumento está entrando corretamente, pois não é tão fácil de conseguir.

Quando colocamos o equipamento na tomada e pressionamos o botão seguinte, vários processos simultâneos ocorreram. 

Tudo isso se deve ao uso dos transformadores, que têm a energia para chegar até sua casa na estrada, de forma limpa, segura e sem danificar a unidade na qual a tomada está conectada.

Cada transformador possui funcionalidades projetadas para atender às necessidades de cada tipo de equipamento. 

Entre os vários modelos de transformadores existe, portanto, um transformador de isolação.

Cada transformador tem dois enrolamentos, o primário e o secundário. Em relação ao isolamento do transformador, existem dois enrolamentos em que ele garante a mesma orientação nos enrolamentos, ou seja, se a curva primária tiver uma orientação de 125V, teremos também 125V no segundo enrolamento. Faz diferença, não é mesmo?

Como funciona o transformador de isolamento3

Para que serve um transformador de isolamento?

Este modelo de transformador é ideal para circuitos eletrônicos, pois possui a capacidade de separar a orientação dos enrolamentos. 

Portanto, reduz a quantidade de ruído no isolamento secundário, o que é muito relevante para a eletrônica.

A operação ocorre através de duas bobinas de fios, que são chamadas de primeiro circuito e segundo circuito, que dependem da variação do fluxo magnético.

Portanto, eles operam apenas em correntes alternadas.

Um transformador de isolamento, basicamente tem como objetivo de transferir a energia ou a potência elétrica de um circuito para outro, e normalmente os valores podem variar de corrente e tensão, ou agem de maneira para mudar a voltagem de um equipamento.

Um transformador isolador quando é específico para um determinado equipamento não realiza fluxo de dispersão, diminui o ferro são ignoradas, e a permeabilidade dos núcleos é considerada alta, e a resistência dos acoplamentos considerada nula.

Normalmente, os transformadores servem para aumentar ou diminuir a tensão, ou simplesmente o transformador de isolamento entre partes de um mesmo circuito elétrico.

Dessa maneira, os transformadores dependem da mudança do fluxo magnético, e só funcionam em correntes alternadas.