Planejar as refeições equilibradas e preparar a comida antes são formas de tornar o preparo mais prático e garantir uma refeição equilibrada para todos
Fazer a comida para a família inteira pode ser um grande desafio. A boa notícia é que ele pode ser superado com um pouco de planejamento e criatividade, sendo possível criar cardápios nutritivos e deliciosos.
Logo, é imprescindível adicionar os alimentos mais nutricionalmente importantes e abusar dos ingredientes benéficos, como itens com pouquíssima quantidade de gordura, principalmente carnes, folhas frescas para uma deliciosa salada e, claro, o bom azeite de oliva para temperar!
Caso você queira aprender a fazer refeições equilibradas bem nutritivas e saudáveis, além de criativas e bonitas, para a família toda, siga lendo. Neste texto, você conhecerá algumas sugestões para agregar muito sabor, criatividade e, o principal, saúde à sua alimentação.
A importância de refeições equilibradas para a saúde
Manter uma boa alimentação com os nutrientes certos e na quantidade adequada é essencial para ter boa saúde e melhorar o bem-estar de toda a família.
Refeições equilibradas e balanceadas fornecem energia, ajudam a manter um peso saudável e prevenir futuras doenças. Uma dieta rica em vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis pode auxiliar a manter todos em forma!
Dicas para uma alimentação saudável
Você acha muito difícil ter uma alimentação saudável no dia a dia? Então, confira abaixo as dicas que separamos para você conseguir adicionar isso na sua rotina!
1. Faça o planejamento de cardápios variados
O primeiro passo para preparar refeições equilibradas é planejar cardápios variados. Isso ajuda a garantir que todos os grupos alimentares sejam incluídos, proporcionando uma dieta rica e balanceada para toda a família, como:
- Inclua proteínas como carnes magras, peixes, ovos e leguminosas;
- Carboidratos como arroz integral, quinoa e batata-doce;
- Gorduras saudáveis, incluindo o azeite de oliva, abacate e nozes;
- Fibras encontradas em legumes, verduras e frutas.
Para começar, monte um cardápio semanal. Liste as refeições principais e os lanches para cada dia da semana.
2. Inclua todos os grupos alimentares
Garantir uma refeição equilibrada significa incluir todos os grupos alimentares. No café da manhã, insira frutas, cereais integrais e uma fonte de proteína, como ovos ou iogurte. Para um toque especial, experimente uma torrada de abacate com azeite de oliva.
No almoço e no jantar, combine uma fonte de proteína, carboidratos e muitos vegetais. Nos lanches, opte por frutas, castanhas e sementes. Uma fatia de pão integral com azeite de oliva e tomate-cereja pode ser um lanche saboroso e nutritivo.
3. Faça o preparo antecipado
Ao preparar as refeições equilibradas antecipadamente, você pode economizar tempo e ainda garantir que a família tenha sempre opções saudáveis à disposição. Por isso, dedique um dia da semana para planejar e preparar as refeições.
Para fazer isso você pode cortar e armazenar legumes e verduras para facilitar na hora de cozinhar e preparar saladas rápidas. Além de também cozinhar grãos e proteínas em quantidades, como arroz integral, quinoa, frango grelhado ou legumes assados, que podem ser armazenados na geladeira e utilizados ao longo da semana.
Além disso, faça molhos caseiros usando azeite de oliva, ervas frescas e especiarias para dar sabor às refeições.
4. Envolva toda a família na cozinha
Primeiramente, envolver a família na preparação das refeições equilibradas pode tornar o processo mais divertido e educativo, assim, as crianças e os adolescentes podem aprender sobre nutrição e desenvolver habilidades culinárias importantes.
Por isso, divida as tarefas na cozinha, nas quais as crianças podem ajudar a lavar os legumes, enquanto os adolescentes podem aprender a cozinhar receitas simples.
Desse modo, cozinhar em família pode ser uma ótima oportunidade para conversar e fortalecer os laços familiares. Incentive todos a escolherem uma receita para prepará-la juntos, usando ingredientes saudáveis como o azeite de oliva.