Entender a diferença entre rinite e sinusite é muito importante. Sobretudo quando mais de 40% da população do país sofre com problemas respiratórios e mais de 50% não sabe identificar os sintomas, conforme indica o Ibope.
Apesar de ser muito fácil confundir os sintomas dessas doenças respiratórias em especial, existem alguns aspectos que facilitam a sua diferenciação. E é exatamente isso que será abordado ao longo deste post, o que facilita a tomada de decisão quanto aos cuidados e tratamento. Saiba mais:
Rinite e Sinusite
A rinite, também conhecida por “alergia nasal”, basicamente é uma inflamação da mucosa nasal, provocada pela exposição à microrganismos alérgenos, que foram inalados pelo sistema respiratório. É possível sentir os efeitos dessa doença logo após o organismo ter entrado em contato com o alérgeno.
Os principais sintomas da rinite estão associados a obstrução nasal, espirros, coriza e coceiras na garganta e até mesmo nos olhos. Apesar desses sintomas serem parecidos com o de uma gripe normal, suas causas são bastante distintas e variadas.
Uma crise de rinite pode ter sido originada por fatores como a exposição a substâncias alérgenas ou até mesmo estar relacionadas a mudanças hormonais. Nesse sentido, é importante buscar orientação profissional para que seja diagnosticado qual o tipo de rinite e o melhor tratamento.
De maneira geral, o paciente pode estar acometido por um dos dois tipos de rinite, a saber:
1- Rinite Alérgica
Rinite alérgica é uma doença crônica causada geralmente por alérgenos contidos no ar, tais como os ácaros e o pólen, ou até mesmo por uma reação alérgica a produtos químicos, remédios e as mudanças climáticas.
Rinite não-alérgica: também é causada por inflamação devido ao contato direto com vírus e bactérias e até mesmo por disfunções físicas das vias nasais, não tendo causa alérgica.
Ao seguir o tratamento adequado para rinite, diminui-se os riscos da doença ser agravada e do organismo desenvolver outras doenças, como a sinusite. Destaca-se que rinite e sinusite possuem sintomas parecidos, mas há algumas características que diferem uma da outra, sendo importante conhecê-las.
2- A Sinusite
De maneira geral, a sinusite é caracterizada como um problema decorrente da infecção dos denominados seios paranasais. O que são eles? As cavidades que ficam localizadas na parte interna do rosto, que são totalmente cobertas por muco. E é a interrupção na liberação desse muco que causa a sinusite.
Explico, o muco precisa ser continuamente secretado pelo nariz, quando algo impede esse processo, os seios localizados no rosto inflamam, infeccionam e causam os principais sintomas da sinusite, são eles:
- Secreção nasal;
- Dor de cabeça;
- Dores no rosto;
- Tosse, sobretudo à noite;
- Diminuição do olfato;
- Diminuição do paladar;
- Febre;
- Mau hálito.
- Destaque sinusite e renite
O primeiro aspecto que distingue a rinite e sinusite está relacionado à cor da secreção nasal. Quando o paciente está com rinite, a secreção tem uma cor clara, quase transparente. O que não acontece quando ele tem sinusite, pois apresenta secreções na cor esverdeada e/ou amarelada e muito espessas.
Outra forma de identificar que o paciente tem sinusite é pedir para que ele abaixe a cabeça. Por quê? É simples, aqueles que têm esse tipo de doença, costumam sentir uma pressão na parte interna rosto. Isso ocorre devido a infecção característica dessa doença.
Tanto nos casos de rinite quanto no de sinusite, é recomendado manter o corpo sempre hidratado, por isso busque ingerir diariamente dois litros de água. Assim como, evitar ambientes fechados e contato com animais de estimação.
Saiba a diferença entre a rinite e a sinusite
Ao longo deste post você pode conhecer o que é a rinite, você pode conhecer os principais sintomas da sinusite e você pode conhecer quais as diferenças entre rinite e sinusite.
Agora, ficou mais fácil de sair da estatística do Ibope dos 50% da população que não sabe distinguir os sintomas das doenças respiratórias. Se você sofre com alguns dos sintomas apresentados, não hesite em buscar orientação médica e iniciar o tratamento adequado ou fazer a limpeza com a ajuda de uma seringa.