Devido aos efeitos da pandemia, as pessoas estão se relacionando melhor com a tomada de decisão quando o assunto é saúde.
Em paralelo, a tecnologia tem transformado a forma como hospitais, clínicas, centros de imagem e consultórios prestam atendimento, fazem diagnósticos, tratamentos e oferecem mais conforto e segurança para os pacientes.
Diante deste cenário, empreendimentos com foco na saúde se tornaram uma grande oportunidade para quem está pensando em empreender e obter retorno positivo em uma área que está em transformação.
Você já pensou em investir na área da saúde? Entenda as principais transformações que estão ocorrendo e quais oportunidades estão sendo criadas no setor.
Digitalização e armazenamento na nuvem
O processo de digitalização já era uma realidade por todo o mundo quando a pandemia e o distanciamento social aceleraram de vez essa mudança.
Mais do que consultas online realizadas à distância, a digitalização está causando mudanças nos processos internos das instituições e causando alterações positivas que têm reflexo no setor de saúde.
Graças a plataformas na nuvem, a telemedicina tem avançado a passos largos e, agora, trabalha com possibilidades como:
- Compartilhar exames e emitir laudos online e à distância, de qualquer lugar, a qualquer dia e hora.
- Contar com médicos online disponíveis para atendimento 24h, 7 dias por semana, eliminando a necessidade e os gastos de ter um plantonista no local.
- Possibilitar que profissionais tenham uma segunda e terceira opinião de médicos especialistas, auxiliando a aumentar ainda mais a acurácia dos diagnósticos e tratamentos.
- Ter acesso online ao histórico completo do paciente, oferecendo ainda mais autonomia e segurança para os médicos.
Tudo isso é possível graças a sistemas como o PACS, DICOM, o armazenamento na nuvem, a inteligência artificial, entre outros que, além dos benefícios no dia a dia, também geram oportunidade de investimento com retorno positivo para centros médicos.
Novo formato e possibilidades de atendimento
Todas as especialidades médicas têm se beneficiado dos avanços da tecnologia e da popularização no armazenamento na nuvem, mas a radiologia, em especial, é a área que melhor tem aproveitado as oportunidades de digitalização para aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar o atendimento.
Nesse sentido, os sistemas na nuvem que podem ser acessados de qualquer lugar – com login e senha – permitem que os profissionais façam diagnósticos e emitam laudos à distância.
Isso representa oferecer atendimento especializado, ágil, qualificado, mas sem a necessidade de ter um médico no local. Tendo como uma das grandes vantagens a economia gerada.
Os médicos ficam disponíveis na plataforma de telemedicina e as instituições pagam apenas pelos laudos emitidos, e não pelas horas trabalhadas – como tradicionalmente funciona, mesmo quando o profissional não tem atendimentos no período.
Um formato considerado atrativo e cheio de benefícios para a radiologia, sobretudo para as pequenas e médias cidades que, por muito tempo, viveram com a escassez ou a falta de profissionais especializados e sub-especializados na área de radiologia.
Agora, esses locais podem contar com médicos disponíveis de várias partes do país para laudar exames à distância.
Prestação de serviço, implementação e acompanhamento
Outra grande oportunidade é o investimento em sistemas e plataformas na nuvem, mais especificamente a instalação, treinamento, preparo e transição de clínicas e profissionais.
Apesar do armazenamento na nuvem ser uma realidade, a medicina no geral tem métodos bem definidos e tradicionais, que podem ser mais difíceis de serem mudados, seja pelas implicações na rotina ou pela obrigação de não comprometer o atendimento aos pacientes.
Por este motivo, milhares de estabelecimentos ainda utilizam formatos antigos e desatualizados, pois tem grande dificuldade para realizar esta implementação em sua rotina de processos.
Guiar e acompanhar as instituições durante as implementações, facilitando os processos e eliminando possíveis prejuízos que poderiam surgir durante a mudança é uma forma de prestar um serviço tão necessário e cada vez mais urgente para o setor.
Segurança para pacientes e instituições
Por fim, o armazenamento na nuvem representa mais segurança para as instituições e para os pacientes, e gera uma oportunidade de crescimento.
Durante muito tempo, hardwares físicos foram a única opção para que as instituições tivessem mais espaço para guardar arquivos digitais.
No entanto, tratava-se de uma solução cara, com alta demanda de manutenção e pouca segurança para os arquivos e dados dos pacientes.
O armazenamento em nuvem mais do que trazer facilidade, vem para trazer mais segurança a partir de servidores potentes e seguros.
Neste formato, os custos com manutenção e com equipe local também foram eliminados, visto que cada instituição pode pagar por espaço na nuvem, sem a necessidade de ampliar os dispositivos locais ou fazer a compra de computadores e servidores que têm grande capacidade de armazenamento.
Tudo isso representa um grande avanço para a saúde e demonstra que existem muitas oportunidades para empreendedores que desejam investir no setor, apostando em soluções digitais, na nuvem e que proporcionam mais agilidade e produtividade para as instituições.