Saiba quais os itens a serem avaliadas na manutenção preventiva do veículo, para que sejam realizados os cuidados necessários a fim de evitar danos, alto custo em reparos, além de garantir a segurança na direção.
A manutenção preventiva do veículo é um conjunto de ações a serem realizadas para contribuir com o bom funcionamento e desempenho do veículo, evitar danos precoces e frequentes aos seus componentes, além de garantir a segurança do motorista e passageiros.
Portanto, é preciso realizá-la de acordo com as recomendações do manual do veículo, e ao notar quaisquer sinais estranhos, por exemplo, ruídos, desgaste dos pneus, vibrações, etc.
Itens a serem avaliados na manutenção preventiva do veículo
A seguir, confira quais itens precisam ser avaliadas numa manutenção preventiva do veículo:
1. Bateria
Se for viajar ou precisar deixar seu carro parado por algum motivo, recomendamos que conduza o seu automóvel pelo menos uma vez quinzenalmente. Caso contrário, você pode simplesmente desconectar a bateria para evitar que ela descarregue, porque mesmo quando o veículo está parado, a bateria é estressada por muitos elementos.
Para evitar que a bateria descarregue quando voltar a utilizar o automóvel, lembre-se de desligar o terminal negativo, certificando-se de que desliga o motor antes de efetuar esta operação. Em caso de imobilização superior a três semanas, aconselhamos a desmontar a bateria carregada e a guardá-la num local fresco e seco.
Lembrando que a bateria do carro dura entre 2 a 3 anos de acordo com o tipo de condução e uso do veículo.
2. Limpadores de pára-brisa
Depois de um certo período de imobilização, do sol e da poeira, a borracha das palhetas do seu limpador acaba grudando no pára-brisa. Para evitar danos ao ligar novamente os limpadores de pára-brisa, você pode envolvê-los, por exemplo, em uma toalha ou pano.
O ideal é que troque os mesmos sempre que observar que a borracha está desgastada ou se houver falhas. Pode parecer simples, mas este componente é um dos itens essenciais a serem avaliados na manutenção preventiva do veículo.
3. Pneus
Você sabia? Seus pneus se desgastam mesmo quando não estão rodando porque a parte em contato com o solo deve suportar o peso do carro.
Em última análise, isso pode levar à deformação dos pneus, se o pneu estiver danificado, isso pode levar a riscos de ruptura, vibração ou desgaste anormal. Para evitar que os pneus se deformem, você pode aumentar a pressão para 0,2 bar a mais do que o normal.
Se a imobilização durar mais de um mês, pode encher os pneus a uma pressão de 3 ou 4 bar. Neste caso, tenha o cuidado de ajustar a pressão antes de retomar a viagem. O ideal é que verifique a calibragem dos pneus ao menos uma vez a cada 30 dias, e ao realizar viagem com cargas pesadas.
Você pode ter que comprar pneu 225 45 R17 Michelin após os pneus do seu veículo atingirem certa quilometragem ou piso de 1,6 mm na banda de rodagem.
4. Combustível
Na manutenção preventiva do veículo, certifique-se de ter pelo menos metade do tanque cheio de combustível porque, se estiver quase sem combustível, poeira e partículas podem se depositar no fundo do tanque. Só terá de encher o depósito quando voltar a utilizar o veículo.
5. O motor
Para manter a lubrificação adequada do motor, recomendamos ligar o motor uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas por 15 minutos. Quando parado, o óleo tende a descer para o fundo do motor, o que pode causar falta de lubrificação nas partes superiores.
6. Ar condicionado
Finalmente, não se esqueça de ligar o ar condicionado algumas vezes enquanto dirige. Quanto ao motor, é fundamental garantir a boa lubrificação do compressor e de todas as vedações, pois o óleo é transportado pelo fluido refrigerante.
O que achou das dicas para manutenção preventiva do veículo? Deixe sua opinião.