Sentir culpa após a masturbação é “um problema de saúde relevante” para os homens, de acordo com um estudo recente do DNT.
A masturbação é uma maneira normal e saudável de expressar sexualidade. Mas para muitas pessoas, dar prazer a si mesmo sexualmente leva a sentimentos de constrangimento e vergonha. Algumas culturas consideram a masturbação como um tabu.
Um outro tabu a ser quebrado principalmente pelos homens é o tamanho do pênis, um assunto que incomoda muito. Mas nesses casos há produtos atualmente que trabalham para o aumento através de gel ou creme, que também é aplicado em forma de masturbação.
De onde vem esse desejo?
Nesse caso, o tabu começa desde pequeno. Talvez o machismo diz ao homem que ele precisa ter um pênis maior para conquistar as mulheres, então o homem cresce com essa mentalidade de que, quanto maior o pênis, maior sera os resultados.
A procura para o aumento tem crescido não somente no Brasil, mas em todo mundo. O produto mais procurado para esse fim é o Macho Macho com milhões de clientes que usaram e continuam usando até que chegue aos resultados esperados.
Recentemente, pesquisadores italianos descobriram que os homens que se sentem culpados após a masturbação são mais propensos a ter problemas psicológicos.
Eles estudaram 4.111 homens que estavam sendo tratados em uma clínica de medicina sexual. Cada participante passou por um exame físico e respondeu perguntas sobre seus hábitos de masturbação e sentimentos sobre a masturbação.
Cerca de 8% dos homens relataram sentir-se culpados depois de se masturbarem. Os membros deste grupo eram geralmente mais jovens do que aqueles que não experimentaram a culpa, com idades médias de 48 e 51 anos, respectivamente.
O problema a ser resolvido
A culpa da masturbação estava associada à depressão, ansiedade e angústia psicológica geral. Aqueles que sentiam culpa tendiam a ter mais problemas sexuais e mais conflitos de relacionamento com o parceiro. Eles também tiveram maiores taxas de uso de álcool quando comparados aos homens que não se sentiam culpados.
Os pesquisadores notaram que os participantes do estudo já estavam buscando a ajuda de um médico para problemas sexuais, portanto, esses resultados podem não se aplicar necessariamente aos homens em geral. Além disso, eles não sabiam por que a culpa após a masturbação estava ligada à angústia psicológica, mas pesquisas adicionais podem fornecer algumas pistas.
Homens que estão lutando com a culpa – ou quaisquer sentimentos negativos – sobre sua sexualidade, são encorajados a conversar com seu médico ou um terapeuta.